quinta-feira, 28 de julho de 2011

Guia Prático

A Academia Brasileira de Música (www.abmusica.org.br) e a FUNARTE (www.funarte.gov.br) publicaram, em 2009, o Guia Prático para a Educação Artística e Musical, de Heitor Villa-Lobos. Conforme descrito no preâmbulo do primeiro volume, muitos fatores contribuíram para o (re) lançamento da obra, dentre os quais: 1) a obrigatoriedade do ensino de música na escola (Lei 11.769, de 2008); 2) a celebração, em 2009, dos 50 anos de morte de Villa-Lobos; e 3) os projetos editoriais da ABM.

A edição bilíngue, dividida em quatro partes, é sofisticada, apresentando textos técnicos assinados por Manoel Aranha Corrêa do Lago, Sérgio Barboza e Maria Clara Barbosa. As fotografias impressas nas capas e contracapas são documentos raros, que revelam um pouco da magnitude do projeto político, pedagógico e artístico liderado por Villa. A idéia inicial do compositor era publicar seis volumes com assuntos diferentes, incluindo, dentre outros, cantigas infantis, hinos, canções escolares, música litúrgica e com temas ameríndios, africanos e americanos. No entanto, apenas o primeiro volume foi publicado, contendo 137 peças, fundamentalmente obras do cancioneiro infantil, sendo 58 para coro a cappella (uma, duas, três e/ou quatro vozes) e 79 para canto com acompanhamento (piano, conjunto instrumental) e/ou piano solo.

As canções, presentes no inconsciente musical brasileiro, são fáceis de assimilar e estão escritas numa região cômoda para todas as categorias vocais. Nas obras com acompanhamento, por exemplo, as passagens mais complexas, tanto sob a perspectiva harmônica quanto rítmica, são reservadas para o conjunto instrumental, que é indeterminado, ad libitum. Este é, certamente, um dos aspectos mais relevantes da coletânea, visto que o regente/educador poderá combinar vozes e/ou instrumentos de acordo com os recursos disponíveis. Segundo os editores, as canções que integram o Guia Prático advém das coletas realizadas por Villa-Lobos e sua equipe e, mais especificamente, de vários outros documentos musicais, dentre os quais o Ensaio sobre a música brasileira (Mário de Andrade, 1928); A Música no Brasil (Guilherme T. Pereira de Melo, 1908); Ciranda, cirandinha – coleção de cantigas populares e brinquedos (João Gomes Júnior e João Batista Julião, 1924); e Os nossos brinquedos – contribuição para o folclore brasileiro (Alexina Magalhães Pinto, 1909).
 

O Guia é uma excelente fonte para a pesquisa de repertório, razão pela qual é uma antologia indispensável na biblioteca de qualquer escola e de todo regente. As obras, acessíveis a grande maioria dos nossos coros, podem ser interpretadas por grupos de vozes afins e/ou mistos, de diferentes faixas etárias, inseridos nos mais variados contextos sociais, educacionais e artísticos. Esta versão do estudo folclórico musical de Villa-Lobos, valiosa e atual, resgata elementos importantes da nossa história, contribuindo para a preservação e a divulgação do patrimônio cultural e da memória musical brasileira.

Vladimir Silva (silvladimir@gmail.com)

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