Ao todo, serão realizados três concertos no Palácio Foz e no Museu Nacional da Música, ambos na região metropolitana de Lisboa. A programação contempla uma ampla variedade de repertórios, sacro e secular, instrumental e vocal, promovendo o diálogo entre a música de tradição oral e a música de concerto, tanto brasileira quanto europeia. Merece destaque, nesse contexto, a estreia de A Cachoeira de Paulo Afonso (Danilo Guanais), baseada no poema homônimo de Castro Alves, escrita para solistas, coro misto, quinteto de cordas e piano, bem como Dois Cânticos Espirituais (Matthias Heep), para coro misto a cappella. Além das apresentações artísticas, o compositor-residente Danilo Guanais fará uma palestra sobre a sua obra.
O EuroFIMUS será bienal e a meta é realizá-lo em diferentes países do Velho Continente. Esta ação, em consonância com a política de internacionalização das universidades Estadual da Paraíba e Federal de Campina Grande, vem consolidar a trajetória do FIMUS, intensificando o intercâmbio entre estudantes, profissionais e estabelecimentos de ensino do Brasil e da Europa. É importante destacar que, na semana seguinte ao EuroFIMUS, o Coro de Câmara de Campina Grande continuará viajando por Portugal, participando do Festival de Ramos, projeto do VoxLaci que consiste na realização de um ciclo de concertos em Lisboa e cidades circunvizinhas. Na oportunidade, o grupo estreará, em parceria com os anfitriões, Domingo de Ramos (Danilo Guanais), um conjunto de obras para coro a cappella alusivas à Paixão de Cristo.
A turnê do Coro de Câmara e o EuroFIMUS estão sendo realizados com o apoio incondicional de diversas instituições, incluindo aquelas que o promovem, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Laços Culturais Produções, VoxLaci, Palácio Foz, Museu Nacional da Música e a Embaixada do Brasil em Portugal. O que nos move é a crença na vivência musical compartilhada, na força da ação coletiva, que desconhece barreiras, supera diferenças, une povos-nações. É por isso que agradecemos a colaboração e a presença de todos e desejamos um excelente encontro/festival, convidando-os também para o X FIMUS e 3° FIMUS Jazz, de 5 a 14 de julho deste ano. Campina Grande está de braços abertos para recebê-los.
Vladimir Silva (silvladimir@gmail.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário