Nelson Mathias e Célia Bretanha dirigiram o
Coral do SESI, em Brasília, nos anos setenta, e gravaram um LP em 16
canais, na RCA, no Rio de Janeiro, com direção artística de Carlos Guarany. O
álbum contém nove faixas, todas dedicadas à música brasileira, incluindo Saia bonita (Baião - Carlos Alberto
Pinto Fonseca), Suíte dos pescadores
(Dorival Caymmi - Damiano Cozzella), Beira
mar (Tema afro-brasileiro - Esther Scliar), Rolinha (Chula marajoara - Waldemar Henrique), Cromo (Kindemiro Teixeira - Pedro S. de Amorim - Nivaldo Santiago),
Ofulú Lorêrê (Osvaldo Lacerda), Cambinda elefante (Maracatu - Ernst
Mahle), Construção (Chico Buarque -
Damiano Cozzella) e Carnaval I
(Vários autores - Damiano Cozzella).
A interpretação do coro é exemplar em muitos
aspectos. O grupo canta no tempo, afinado, com técnica e expressão. Destaco
tudo isso porque o disco foi gravado em 1975, numa época em que não existiam
esses produtos mágicos que muitos usam em estúdio atualmente para afinar ou duplicar
vozes. Ali não há maquiagem. A sonoridade desse coro assemelha-se àquela do
Coral da UFPB, Campus II, Campina Grande, que os dois também dirigiram entre
1978 e 1982, ratificando que a identidade de um ensemble é definida pelos seus dirigentes. A comparação pode ser
observada no texto/vídeo Um som inconfundível.
A qualidade dos arranjos é outro ponto que
chama a atenção, sobretudo aqueles escritos por Damiano Cozzella e que são
interpretados com a orquestração original. Construção
e Carnaval I são pérolas, especialmente
por conta das madeiras e dos metais. Já a Suíte
dos Pescadores inclui um quinteto de cordas, que pouca gente conhece e que
toca, a maior parte do tempo, colla voce.
Na verdade, pode-se dizer que este acompanhamento é non obbligato, razão pela qual comumente se executa a versão a cappella. Não obstante, compartilharei
uma versão completa desse arranjo brevemente para que todos possam conhecê-lo e
quem sabe interpretá-lo.
Henrique Morelebaum, Marlos Nobre e Alberto
Jafé assinam a apresentação desta preciosidade. Este último, inclusive, destaca
a prevalência do uníssono e a beleza da homogeneidade, que ultimamente certas
linhas de pensamento tentam refutar e considerar démodé equivocadamente e com argumentos dúbios. A unidade é tudo na
prática de conjunto, seja num trio de forró, coro ou orquestra. Esses mestres exemplificam
o que é excelência, o que é gravar sem Auto-Tune,
sem placebos cênicos ou excessiva voz de peito em nome de uma brasilidade ou
livre auto-expressão duvidosas. Eles nos mostram que, sim, é possível cantar
qualquer repertório com qualidade com um coral formado por gente comum, “50
figurantes, moças e rapazes, filhos dos operários das indústrias e
trabalhadores”, como foi o caso do Coral do SESI, da Capital Federal (ouça a playlist). Nelson
Mathias e Célia Bretanha, em outros termos, nos ensinam o que é a alta
performance no canto coral brasileiro.
Vladimir Silva (silvladimir@gmail.com)
quarta-feira, 29 de abril de 2020
Search
Arquivo
-
▼
2020
(27)
-
▼
abril
(11)
- Trabalhando com coros de idosos
- Vamos tocar fogo no parquinho!
- O Canto Coral na Paraíba: José Alberto Kaplan
- Sí, eres tenor!
- Festival Nordestino de Corais
- Duvido que essa música toque no FM ou no AM
- A prática coral LGBTQI+
- Autores e intérpretes
- As convenções de regentes nos Estados Unidos
- O Canto Coral na Paraíba: Clóvis Pereira
- A alta performance no canto coral brasileiro
-
▼
abril
(11)
6 comentários:
Bom demais Prof; Dr. Vladimir!
Muito bom trabalho! I wonder if the scores are accessible.
Oi, Ralmon. Que bom vê-lo por aqui novamente. Grato pela companhia. Vamos adiante. Ainda tem muita coisa para postar e contar. Abraço.
Oi, Anônimo. Obrigado por ler e comentar. Let me know what are you looking for. Maybe I have it in my library. Take care.
Olá Maestro Vladimir. Tudo bem? Você tem este LP (Coral SESI Brasília. LP SESI 1001, 1975)? Gostaria de saber de quem é a orquestração de Construção. Pode me dizer? Abraço. Anderson Nascimento.
Olá, Anderson. Esses arranjos, verdadeiras pérolas da nossa literatura, são de Damiano Cozzella. É o que consta no LP.
Postar um comentário